top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Aerofotogrametria com drones: vantagens e melhores equipamentos

Os drones estão se superando em questão de tecnologia e de serviço abrangente, e, por isso, cada vez mais são usados na captura de imagens. É aí que entra o serviço de aerofotogrametria com drones para medições precisas de pequenas e grandes áreas. Esse trabalho é composto de diversas escalas e medidas e, portanto, necessita de um drone com câmera potente, de qualidade e com alta resolução, a fim de fotografar em detalhes o terreno.


Essa atividade começou sendo realizada com balões e pássaros espiões. A evolução veio com aviões e helicópteros que demandam tempo, dinheiro e espaço. Hoje, a aerofotogrametria é a maneira mais rápida, fácil e com maior custo-benefício para coletar imagens do solo.


Benefícios do mapeamento com drone


Em comparação a outros métodos de mapeamento, a topografia com drone é o que possui mais benefícios. Conheça as vantagens:


Praticidade


Mapear um terreno com um drone é muito mais fácil do que com um avião ou um helicóptero. Além de demandar menos pessoas, o drone possui um manuseio prático e seguro desde a decolagem até o voo e o pouso.


Segurança


Os danos de um possível acidente causado pelo drone são bem menores do que nos outros métodos de aerofotogrametria.


Custo-benefício


As vantagens da aerofotogrametria com drones em relação ao custo-benefício são relacionadas ao tempo de trabalho. Um drone mapeia mais áreas em menos tempo e com um baixo custo.


Controlado por uma só pessoa


Diferentemente de aviões e helicópteros, o drone pode ser pilotado por apenas uma pessoa. Isso ajuda a reduzir os custos do mapeamento, já que o indivíduo controla o drone e, ao mesmo tempo, coleta dados com ele. Basta apenas fazer o planejamento do voo (verificando a direção do vento e a velocidade do voo, fazendo o reconhecimento da área), depois verificar o equipamento e o clima e, na hora de levantar voo, acompanhar com um smartphone ou notebook.


Rapidez


Seu tamanho compacto ajuda a ter mais agilidade na hora de mapear. Dependendo do tamanho da área, em apenas algumas horas pode-se obter sua topografia completa. A vantagem sobre outros métodos e também sobre o mapeamento manual é absurda. Uma equipe levaria dias para mapear uma área.


Entrada em locais pequenos


Um drone tem capacidade para acessar locais que outros veículos aéreos não entram, como construções.


Maior detalhamento


A tecnologia dos drones possibilita um detalhamento específico, dinâmico, de qualidade e com possibilidade de tratamento do Modelo Digital de Superfície. A partir dele, se obtém o Modelo Digital do Terreno.


Aerofotogrametria com drones


Para que sua aerofotogrametria saia como o esperado, você precisa de drones modernos, tecnológicos e que sejam eficientes na produção.


O Batmap tem 3 horas de autonomia de voo, lente de foco fixo 16 mm, Câmera de 24.3 megapixels (Sony A6000), pouso de paraquedas, assistência técnica especializada e correção PPK. É um dos veículos aéreos não tripulados elétricos com maior capacidade de mapeamento em sua categoria — até 10.000 ha em um só voo.


O Spectral tem 1 hora de autonomia de voo, frame dobrável para facilitar o transporte, decolagem e pouso automáticos e GPS PPK. Ele é compatível com sensores Micasense RedEge, Parrot SEQUOIA e Sony RX0 RGB.


Onde encontrar drone para mapeamento


Os drones da Nuvem UAV, além de oferecerem o melhor em captura de imagens para topografia, seguem as diretrizes dos órgãos responsáveis pelas regulamentações dos sistemas aéreos não tripulados (DECEA, ANAC, Anatel e FAA). Fruto do destaque nacional, a produção dos drones em relação aos concorrentes da mesma categoria é superior e as imagens apresentam qualidade elevada.


Solicite um orçamento e conheça as soluções inovadoras e tecnológicas que oferecemos para você.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page