top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

VANT na agricultura: saiba quais as vantagens

Os VANT’s são veículos aéreos não tripulados que têm diversas aplicações. Uma delas é na agricultura de precisão, um sistema de informações e tecnologias na agricultura que auxiliam no manejo e no gerenciamento detalhado da produção, como controle de atividades, produtividade e dos gastos.  A partir dos dados coletados, pode-se implantar automações agrícolas. Essa prática converge para três pontos importantes: revolução gerencial, tecnologia da informação e agregação de valor à produção. O aprimoramento vem, também, dos serviços do VANT na agricultura.


Quais as vantagens de um VANT na agricultura?


Os serviços com drone contemplam tecnologia na agricultura e pecuária de modo que as informações sobre a mesma esteja acessível com maior rapidez. Por meio de um mapeamento, eles são capazes de obter dados como mapas de vigor de vegetação, biomassa foliar, acompanhamento de safra, entre outros.


Os equipamentos para agricultura de precisão entram em locais de difícil acesso e mapeiam toda a área em um curto período. O que uma equipe levaria dias, um drone de alta autonomia faz em um voo. O uso dessa tecnologia na agricultura auxilia o produtor a tomar decisões mais rapidamente com informações em tempo real e baixo custo.


Uma das maiores vantagens do VANT na agricultura é que ele pode ser usado durante toda a safra. No início, para o arrendamento, na fase de pré-plantio para mensurar a área. Depois do plantio, os drones calculam a eficiência da plantação. O levantamento de falhas bem como o mapa de saúde da vegetação indicam o tamanho da produtividade e facilitam na rapidez em aplicar as correções, se for possível.


A tecnologia na agricultura e pecuária de um drone é versátil e pode ser usado para:


  • Identificação de pragas, ervas daninhas e doenças;

  • Controle biológico e pulverizações;

  • Demarcação de terreno;

  • Contagem do rebanho;

  • Cálculo de áreas e volumes;

  • Georreferenciamento;

  • Curvas de Nível;

  • Índice de vegetação;

  • Estimativas de produtividade.


Como pode ser feito o controle biológico?


O controle biológico feito por drones faz parte de uma integração de controle de pragas dentro da agricultura de precisão. O objetivo é evitar que as pragas se espalhem e atinjam níveis danosos. É uma alternativa mais econômica que os inseticidas e garante que o meio ambiente não seja tão danificado. Os agentes do controle biológico são diferentes dos inseticidas porque não matam outros animais ecologicamente importantes e contribuem para o menor impacto ambiental.


Para cobrir uma área manualmente, a estimativa de tempo é de duas a três horas em uma equipe de 4 a 5 pessoas. O drone consegue oferecer biocontrole de pragas em menos tempo, de forma racionalizada e eficiente.


Drones de alta autonomia na agricultura


Na hora de escolher o melhor drone para mapear a sua agricultura, tenha em mente as diferenças e vantagens que cada um oferece.


O Batmap é um modelo asa fixa com estrutura em EPO e fibra de carbono que possui até 3 horas de autonomia de voo, lente foco fixo 16mm, câmera de 24.3 megapixels (Sony A6000), pouso de paraquedas que adiciona segurança ao equipamento e correção PPK.


O Spectral é um modelo multirotor com estrutura em fibra de carbono, design compacto, frame dobrável que facilita o transporte, 60m de autonomia de voo, decolagem e pouso automáticos, GPS PPK e é capaz de aplicar o controle biológico. É quatro vezes mais eficiente que os drones convencionais pesando apenas 2,4kg.


Onde encontrar drones para agricultura de precisão


A Nuvem UAV oferece as melhores soluções tecnológicas para a sua necessidade, além do melhor custo-benefício em VANT para agricultura com excelente atendimento.


Seguimos a conduta proposta pelos órgãos DECEA, ANAC, Anatel e FAA, responsáveis pelas regulamentações dos sistemas aéreos não tripulados. Entre em nosso site e tire todas as suas dúvidas sobre qual drone é melhor para você.

119 visualizações0 comentário
bottom of page