top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Qual a diferença entre GPS e GNSS?

Neste texto iremos falar sobre a diferença entre duas siglas muito utilizadas em nosso dia a dia: GPS e GNSS. Ambas as siglas remetem a posicionamento por satélite e muitos profissionais as tratam como sinônimos.





O que são?


Há uma série de constelações de satélites que orbitam ao redor da terra que são capazes de determinar, com precisão, as coordenadas de um determinado objeto.


O GPSGlobal Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, trata-se da constelação de satélites americanos. Conta com 24 satélites e é operada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos, sendo a mais conhecida e utilizada pela comunidade usuária. Tanto é que, sempre que vamos fazer uso de posicionamento por satélite, costumamos dizer que “vamos usar o GPS” , seja no celular, no carro ou em qualquer aparelho.


Porém, nem sempre está correto dizer isso, pois, atualmente, a maior parte dos equipamentos dotados da tecnologia de posicionamento por satélite utilizam mais de uma constelação de satélites para determinar o posicionamento. É nesse contexto que surge então a sigla GNSSGlobal Navigation Satellite System ou Sistema Global de Navegação por Satélite.



O GNSS engloba todas as constelações de satélites disponíveis atualmente para rastreio: GPS, Glonass (sistema Russo), Galileo (sistema da comunidade européia), Beidou (sistema Chinês) e as SBAS (Satellite Based Augmentation System), que são constelações de satélites geoestacionários que ficam sobre determinados continentes, exemplos: WAAS (EUA) e EGNOS (Europa).



Qual a diferença?


Logo, se temos um equipamento capaz de rastrear satélites de mais de uma constelação para se posicionar, podemos chamá-lo de GNSS. Já o GPS, trata-se, apenas, de um dos sistemas de posicionamento disponíveis.


Pelo fato do GNSS utilizar uma maior quantidade de satélites de diferentes constelações na obtenção das coordenadas de um objeto, melhora-se a geometria, bem como a disponibilidade de sinal, além de haver maior redundância no cálculo da posição, garantindo então, na maioria das vezes, uma maior acurácia no posicionamento.


Agora que você sabe a diferença entre GPS e GNSS ficou fácil de saber quando utilizar cada um deles.



76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page