top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Vantagens do drone multirrotor sobre o VANT de asa fixa

Atualizado: 20 de jul. de 2023

O drone Spectral 2, é o único multirrotor com 1 hora de autonomia do mercado e, neste artigo, trataremos das principais vantagens deste equipamento em relação aos seus principais concorrentes: os VANTs de asa fixa com autonomia equivalente.


As maiores vantagens do Spectral 2 estão relacionadas, principalmente, a facilidade de uso, produtividade e menor desgaste do equipamento.



1. Pouso e decolagem vertical


A primeira vantagem é a facilidade na definição dos pontos de decolagem e pouso. Como o Spectral 2 decola e pousa na vertical, não são necessárias grandes áreas para realizar essas operações como nos VANTs de asa fixa, que pousam de barriga ou com o auxílio de paraquedas, exigindo uma área de segurança bem grande.

Inclusive, existem situações, como em mineradoras e áreas de reflorestamento, por exemplo, em que é necessária a construção de pistas de pouso, que nem sempre podem estar próximas da área de interesse a ser mapeada, diminuindo então a produtividade do VANT.


2. Durabilidade do equipamento


Outra vantagem, ainda relacionada ao pouso na vertical, é que o Spectral 2 não sofre desgaste estrutural como nos VANTs, que durante o pouso podem se chocar contra uma construção, árvore ou grandes pedras, causando danos ao equipamento.

O pouso na vertical é sempre controlado e em baixas velocidades, proporcionando um pouso tranquilo e sem desgaste para o equipamento.


3. Estabilidade e resistência


A vantagem número 3, é que o Spectral 2 possui maior resistência e controle em situações de ventos fortes. Enquanto os VANTs possuem um único motor, o Spectral 2 possui 4 motores, garantindo maior estabilidade e fazendo com que a trajetória das linhas de voo seja mais regular e precisa, consequentemente, executando um voo mais assertivo


4. Velocidade média superior

Ainda em relação ao vento, o Spectral 2 voa em relação ao ground speed e os VANTs em relação ao air speed.

Os VANTs possuem tubo de pitot, que é um sensor que mede a velocidade do vento, e é muito sensível à poeira, sendo um dos principais itens que faz com que os VANTs de asa fixa precisem de manutenções não programadas. Enquanto o Spectral 2 mantém uma velocidade média de 11m/s em uma missão, independente da velocidade do vento, seu principal concorrente de asa fixa voa com uma velocidade média de 8m/s. Isso faz com que a área mapeada pelo Spectral 2 seja superior a área mapeada dos equipamentos de asa fixa com mesma autonomia (60 minutos).


5. Baterias de Lítion Ion

Por fim, o Spectral 2 utiliza baterias de Lítion Ion, enquanto os VANTs utilizam as tradicionais baterias de Lition Polímero.

Nossas baterias não estufam como as tradicionais e duram 5x mais, com uma vida útil de 500 ciclos.


Essas são as principais vantagens do drone multirotor sobre um VANT de asa fixa, levando em consideração as especificações do nosso drone Spectral 2.

Para mais informações sobre o Spectral 2, valores e condições de pagamento, preencha este formulário. Você receberá a ficha técnica completa da aeronave com valores do equipamento, dos sensores e dos softwares de processamento.


Conheça também o nosso Instagram para acompanhar as novidades.



55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page