top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

O que é aerofotogrametria?

Com o avanço da tecnologia dos drones, é normal nos depararmos com diversas atividades realizadas por eles. Um especialista, como um engenheiro agrimensor, pode identificar rapidamente o serviço de cada atividade, mas outros públicos não. Por isso explicaremos o que é aerofotogrametria.


Aerofotogrametria é​ uma subdivisão da Fotogrametria na qual as fotografias são adquiridas por aeronaves. A ciência da Fotogrametria permite que a fotografia seja utilizada para medições precisas. Pode ser aplicada em diferentes ramos, como medicina, astronomia, meteorologia, e, a mais comum, em mapeamentos topográficos. As câmeras utilizadas possuem, em geral, qualidade e alta resolução para a geração de produtos decorrentes em excelente precisão e escalas diversas, como mosaicos e modelos detalhados de terreno.


Os primeiros registros de fotografias aéreas foram realizados em balões ou mesmo em pássaros em atividades de espionagem. Depois, evoluiu-se para os aviões e helicópteros. Hoje, as aeronaves não tripuladas (VANT ou drones) estão tomando conta desta atividade, que, em função das suas características, permitem aquisições de dados com agilidade e baixo custo.


Como fazer o levantamento aerofotogramétrico


O primeiro passo é planejar o voo. Durante o planejamento do levantamento aerofotogramétrico são observadas diversas variáveis, como o reconhecimento da área, direção do vento, velocidade do voo, entre outras. Essa etapa não deve ser pulada.

Sobre o voo em si, que é o próximo passo, é importante — além de saber manusear o drone — verificar antes todo o equipamento. Cheque, principalmente, as baterias. Observe também como está o clima e se isso pode interferir no planejamento.


No acompanhamento do voo é preciso que alguém siga, seja por notebook ou por smartphone, todo o trajeto, bem como os parâmetros estudados antes de iniciar o levantamento aerofotogramétrico. Caso haja algum imprevisto é possível pousar o drone e cancelar a operação.


Se a demanda do serviço contar com georreferenciamento das imagens, será necessário inserir os pontos de controle para determinar as coordenadas de referência.

Por fim, resta o processamento das fotografias aéreas, que serve para a extração das imagens corrigidas. Esse serviço pode ser usado na construção civil, arquitetura, urbanismo, meio ambiente e agrimensura.


O que é agrimensura?


É um ramo da engenharia que procura entender os aspectos das demarcações de uma propriedade e não se limita somente ao mapeamento de uma área. Ela auxilia, a partir de diversas tecnologias, a realizar levantamentos topográficos, geodésicos, fotogramétricos, batimétricos e cartográficos.


O profissional desse ramo é o engenheiro agrimensor, que tem levado seu trabalho desde a agricultura até as obras urbanas em infraestruturas hidráulicas, sanitárias, elétricas e também de transportes. Ele é responsável pela medição e pesquisa das características da área. Com esses dados coletados, o engenheiro agrimensor consegue ter uma visão ampla do terreno que está estudando. Para ajudar, ele usa a tecnologia dos drones — que fazem um rápido mapeamento — em vez de gastar dias mapeamento manualmente.


Onde encontrar drones para aerofotogrametria?


Se você procura por drone de alta autonomia; seguro, por seguir as diretrizes dos órgãos responsáveis pelas regulamentações dos sistemas aéreos não tripulados (DECEA, ANAC, Anatel e FAA) e com fotografias aéreas excelentes, conte com os drones da Nuvem UAV. Atendimento personalizado, suporte rápido e o maior custo-benefício quando o assunto é aerofotogrametria.


A capacidade dos drones da Nuvem UAV chama a atenção e se destaca no mercado nacional. Sua produção em relação aos concorrentes da mesma categoria é superior e as imagens apresentam qualidade elevada.


Promovemos soluções inovadoras e tecnológicas por meio de métodos criteriosos de qualidade, visando atender com praticidade e confiabilidade às necessidades de nossos clientes. A Nuvem UAV também capacita os profissionais que adquiriram os drones para utilizá-los de maneira correta e segura.

77 visualizações0 comentário
bottom of page