top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Controle biológico na agricultura: como funciona?

Qualquer agricultura está sujeita à infestações de pragas. Fazer o controle desse problema de forma otimizada é um desafio, pois a qualidade das plantações e da produtividade está em jogo. O controle biológico na agricultura feito manualmente pelos agricultores gastam horas que poderiam ser melhor aproveitadas por ele, inclusive, para combater as pragas. O tempo médio gasto no biocontrole com uma equipe de 4 a 5 pessoas fica em torno de 2 a 3 horas, enquanto um veículo aéreo não tripulado gasta 10 minutos para cobrir a mesma área.


O drone para agricultura de precisão vem para auxiliar e aprimorar os resultados agrícolas. Essa tecnologia cada vez mais utilizada tem impactado a produtividade e o aperfeiçoamento de terras, visto que o produtor consegue ter uma visão mais ampla do que acontece na agricultura.


Controle biológico de pragas agrícolas


Os drones na agricultura permitem a utilização do controle biológico para eliminar as pragas e ervas daninhas de maneira efetiva e uniforme. O controle biológico é uma forma natural de eliminar pragas e doenças. Essa prática usa inimigos naturais para que haja equilíbrio sem intervenção química, de forma totalmente sustentável.


Sem o uso de inseticidas e herbicidas, o drone na agricultura de precisão contribui para a manutenção do meio ambiente e o biocontrole racional e eficiente. Essa alternativa é a mais econômica, pois os agentes biológicos não matam animais ecologicamente importantes para a natureza e isso evita o impacto ambiental danoso, reduz a exposição dos trabalhadores e dos consumidores a resíduos químicos.


Os Agentes Biológicos de Controle podem ser microbiológicos (vírus, fungos e bactérias) ou macrobiológicos (parasitoides ou predadores – nematoides). Esses produtos comerciais são chamados de defensivos biológicos e ajudam na sustentabilidade, uma vez que possuem baixa toxicidade, alta segurança de manuseio e baixo risco de impacto ambiental.


Saber exatamente onde se encontram as infestações ajuda a combater com mais rapidez, salvando a cultura e economizando a aplicação de defensivos agrícolas que serão usados apenas nas localidades afetadas. Os organismos utilizados no controle biológico mudam mediante a necessidade da plantação. Cada plantação precisa de um tipo de combatente específico e ele não pode danificar o desenvolvimento das plantas mas, ao mesmo tempo, deve erradicar as doenças.


Drones para controle biológico na agricultura


Os drones para agricultura permitem um maior conhecimento sobre o terreno da plantação, bem como a saúde das plantas e o acompanhamento da safra. Eles entram em locais de difícil acesso e mapeiam a área em um curto período.


Com a economia de tempo e a facilidade de apresentar informações, o produtor pode tomar decisões com mais rapidez e com o benefício do baixo custo. Uma equipe, além de levar mais dias para a aplicação do agente biológico, implica no gasto com transporte, alimentação, alojamento, entre outros.


O drone Spectral é um modelo multirotor com estrutura em fibra de carbono, design compacto, frame dobrável para facilitar o transporte durante as operações, 1h  de autonomia de voo em condições reais, decolagem e pouso automáticos, GPS PPK e com capacidade de aplicar o controle biológico. Carrega um sensor multiespectral com velocidade de cruzamento de 8 m/se e é quatro vezes mais eficiente que os drones convencionais pesando apenas 2,4kg.


Onde encontrar drone para controle biológico


Na Nuvem UAV, você encontra o drone perfeito para mapeamento e controle biológico da sua agricultura. Promovemos soluções inovadoras e tecnológicas por meio de métodos criteriosos de qualidade, visando atender com praticidade e confiabilidade às necessidades de nossos clientes. Oferecermos soluções tecnológicas e capacitamos os profissionais para utilizar os drones e aproveitar todo seu potencial com eficiência. Conheça quem mais entende quando o assunto é drone.

6 visualizações0 comentário
bottom of page