top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

VANT topografia: entenda os benefícios

Topografia é a ciência que estuda toda as características na superfície de um terreno, tais quais o relevo e outros fatores. O levantamento topográfico é aliado da cartografia, pois nasceu da necessidade de se especificar as condições do relevo no tempo das cartas geográficas da época. A vantagem do VANT para topografia é de não percorrer o caminho todo para mapear uma área.


Pode-se usar aviões e helicópteros para esse mapeamento, mas o uso de drone para levantamento topográfico possui maior custo-benefício e coleta informações que ajudam a diminuir os gastos, a logística e a facilitam a operação.


As imagens geradas passam por um software que as transformam em mapas. Um topógrafo precisa de mapas como curvas de nível, modelos digitais de superfície, mosaicos ortorretificados, topografias de terreno, mosaicos e modelos tridimensionais.


Quais os benefícios de um VANT na topografia?


Um veículo aéreo não tripulado possui câmeras potentes para a realização da topografia com imagens de qualidade. Essas fotografias, associadas à outras informações, geram dados importantes para o compreendimento do território analisado. Ele é mais detalhado e mais rápido que o levantamento topográfico convencional.


A partir desses dados, podem ser formados registros que servirão para analisar o andamento da obra, mineração e outras estruturas. Um drone é ideal para fazer a topografia de terrenos de qualquer tamanho.


As imagens georreferenciadas são obtidas com maior dinamismo e rapidez, economizando tempo e entregando qualidade. Essas fotografias são sobrepostas geometricamente para evitar distorção e exibem características culturais em vez de simbolismos e linhas. Outra vantagem é a operação do drone que pode ser feita com equipamentos para topografia e apenas uma pessoa. Com isso, se reduz os custos com uma equipe, bem como sua hospedagem, transporte, alimentação e outros.


Quanto aos pontos coletados, no levantamento topográfico normal é necessário que cada ponto esteja ocupado. No caso do drone ao realizar a topografia, o terreno é mapeado com maior detalhe sem essa preocupação.


A produção também aumenta com o uso de um drone, pois ele possui horas de autonomia de voo e câmera de alta qualidade. Manualmente, leva-se mais dias e com menos detalhes.


Equipamentos utilizados em topografia


Para escolher o melhor equipamento topográfico, é necessário conhecer todos os benefícios de um drones. Confira dois tipos:


O Batmap oferece precisão sem pontos de controle em 3 horas de voo, com PPK (correção RTK pós-processada) e acompanha em seu kit uma base GPS L1 que corrige as coordenadas do GPS logo após a decolagem. Além da estrutura em EPO e fibra de carbono, leve e resistente a impactos, esse asa fixa carrega consigo uma câmera RGB de 24.3 megapixel (Sony A6000), responsável por garantir imagens nítidas, sem distorções mesmo em condições de ventos.


O Spectral conta com uma autonomia de 1 hora e carrega um sensor multiespectral com velocidade de cruzamento de 8 m/s. Esse drone multirotor com apenas 2,4kg foi desenvolvido com frame dobrável para facilitar o transporte durante as operações possui pouso e decolagem automáticos. Todos os itens necessários estão concentrados em sua HardCase.


O melhor drone para levantamento topográfico


As características das áreas a serem mapeadas e suas aplicações como meio ambiente, mineração, engenharia, agricultura, mercado industrial ou imobiliário determinam qual modelo de drone é o adequado para a sua necessidade. Na hora de escolher, conte com quem entende do assunto. A Nuvem UAV oferece soluções tecnológicas e um suporte personalizado eficiente.


Todos os drones seguem a conduta proposta pelos órgãos DECEA, ANAC, Anatel e FAA que são responsáveis pelas regulamentações dos veículos aéreos não tripulados. Capacitamos profissionais para utilizar o drone para levantamento topográfico e aproveitar todo o seu potencial.

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page