top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

O futuro é agora! Drones são usados em área de mineração



O uso dos drones surge como uma nova ferramenta do setor da mineração e o potencial que eles podem proporcionar a esta área é enorme. Muitas mineradoras beneficiam-se e ampliam suas capacidades de exploração, monitoramento, pesquisa e coleta de informações utilizando os drones.


Se antes era preciso caminhar entre as minas para realizar inspeção, monitoramento ou mapeamento em zonas consideradas de alto risco, agora, basta operar uma pequena aeronave remotamente e substituir o trabalho periculoso, garantindo maior segurança do trabalho. 


Câmeras de alta resolução acopladas aos drones, permitem coletar dados precisos que podem ser utilizados como base para avaliações e medições de volume de poços, pilhas e o planejamento de rota para maquinários.


Engenheiros, agrimensores e demais especialistas podem utilizar esses dados em estudos na área da mineração, otimizando o planejamento de extração, além de extrair informações como base para emitir declarações e calcular o volume de entulhos e materiais armazenados. 

O acompanhamento recorrente de uma mina com um drone, permite minimizar a possibilidade de falhas geológicas, além de realizar um registro fotográfico de toda a superfície. 


"Os dados capturados pelo drone são colocados em um software que cria um modelo digital da mina, onde é possível analisar cada parte de sua estrutura remotamente", explicou Alexandre Mainardi, C.E.O da Nuvem UAV.


Outra vantagem é a redução de risco ao trabalhador. A atividade desempenhada com a aeronave possibilita a operação à distância, sem colocar o operador em áreas de risco ou em locais com intenso movimento de máquinas. 


Além da segurança, realizar o mapeamento com drone é muito mais ágil. O que pode ser feito em algumas horas com o drone, no sistema tradicional levaria dias.  



Qual drone escolher: Asa fixa ou multirrotor?


Agora que você já conhece os benefícios que o uso de drones na mineração pode trazer para esse setor, é importante entender qual o equipamento ideal para essa aplicação.


Devido ao ambiente hostil e a falta de um lugar ideal para decolagem e pouso dos asas fixas, os drones  Multirrotores são a melhor opção, devido a sua característica de decolar e pousar verticalmente. 

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page