top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

O céu já não é mais o limite


Mapear, fotografar e até realizar entregas. O mercado de Vant's (Veículo Aéreo não-tripulado) ainda está em pleno desenvolvimento, mas já é possível afirmar que essa tecnologia é capaz de ultrapassar qualquer limite.


Em todo o mundo os drones, como popularmente são conhecidos, estão sendo utilizados para beneficiar a população. Para se ter uma ideia, na África equipes médicas usaram drone para transportar exames de sangue de pessoas que vivem em comunidades afastadas.


Já na República de Vanuatu, um arquipélago do Pacífico de difícil acesso, o Ministério da Saúde usou drones para entregar vacinas.


Em 2018, o Brasil utilizou o drone com êxito. Na represa Guarapiranga, em São Paulo-SP, a Guarda Civil Metropolitana operou um drone para realizar um salvamento. A aeronave lançou uma boia para que o banhista flutuasse até a chegada do barco.


Em ambos os casos o tempo levado de transporte pelo drone superou as expectativas. As vacinas e os exames não sofreram alterações e a boia foi lançada bem próxima do banhista. O uso dessa tecnologia a favor da vida não para por aí. Cada dia mais os drones estão sendo utilizados nas áreas de inteligência visando a segurança pública. Seja na investigação de crimes, na vigilância e análise de áreas de risco, como até mesmo na fiscalização de rodovias.


No ano passado (2019) o Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, anunciaram o programa Dronepol. Drones para transmissão de imagens em tempo real ao Centro de Operações da Polícia Militar.


A Cracolândia é outra área que é observada pela polícia com o uso das aeronaves. E no fim do ano os drones foram utilizados em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para auxiliar os motoristas nas semanas de Natal e Ano Novo.


Mas essa tecnologia não está restrita no Estado de São Paulo. Outros estados como Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Sul já estão aderindo as aeronaves como uma estratégia de segurança.


Recentemente a Nuvem UAV vendeu o drone Batmap para o Exército. O drone profissional foi escolhido pelo Órgão por possuir uma maior autonomia de voo, ser silencioso e discreto. O equipamento é utilizado para mapear grandes áreas, como a Floresta Amazônica.


Devido a tecnologia mais avançada e a possibilidade de ficar mais tempo no ar, os drones profissionais estão ganhando espaço no Poder Público. A facilidade para operar a aeronave e os benefícios que ela é capaz de trazer ainda são imensuráveis, mas já é possível prever que em breve os drones serão utilizados em escoltas, em acidentes de trânsito, em vistorias, fiscalização e muitas outras situações.


A legislação brasileira está em transformação para atender a demanda desse novo mercado aéreo. Novos Projetos de Lei estão em tramitação para modificar as regras para comercialização e o uso desse tipo de aeronave.


A modificação dessas regras trará ao mundo dos Vant’s uma maior amplitude, dando ainda mais espaço a essa tecnologia e aos benefícios que ela é capaz de gerar.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page