top of page
  • silveiradanilo

NVM 24 MP: o sensor RGB da Nuvem UAV

O mapeamento aéreo feito com drone pode ser executado com o auxílio de diversos sensores, sendo a câmera RGB (Red, Green, Blue) um dos sensores mais utilizados. Basicamente, este sistema de cores está presente em todas as câmeras fotográficas convencionais, inclusive, no seu smartphone.



A câmera RGB é uma câmera de espectro visível e reproduz as fotografias em condições similares às que nossos olhos estão acostumados a enxergar, capturando objetos e cenas em suas cores reais, ou seja, reproduzindo tudo como vemos a olho nu.


É possível extrair muitos resultados utilizando este sensor, mas para chegarmos até eles precisamos tratar a respeito da temática das cores, onde a primeira coisa a ser levada em consideração é a própria constituição do olho humano.


O sistema de cores RGB e o espectro visível


A visão humana é o resultado dos sinais transmitidos ao cérebro, através dos olhos, os quais possuem na retina dois tipos de sensores: os cones e os bastonetes. Os primeiros permitem a recepção das cores e o segundo, a percepção dos tons de cinza.


Nós, seres humanos, herdamos de nossos antepassados a visão tricrômica, ou seja, enxergamos todas as cores baseadas em apenas três: o vermelho, o verde e o azul. E, com a ajuda dos bastonetes, é possível enxergar a noite percebendo silhuetas com um certo grau de precisão, sem, no entanto, notarmos os detalhes.


Um fator importante para se entender também é a luz. A luz visível faz parte de um conjunto de vibrações eletromagnéticas, das quais apenas uma porção é percebida por nós. Espectro eletromagnético é o conjunto de todas as frequências de ondas eletromagnéticas existentes, sendo apresentado em ordem crescente de frequências, a começar pelas ondas de rádio, passando pela radiação visível e indo até a radiação gama, de maior frequência.





No universo, os elétrons ficam vagando pelo espaço. Eles não viajam em linha reta mas oscilam num movimento em forma de onda. Sua velocidade é constante, mas a oscilação pode abranger de centímetros a quilômetros.



Quando essa oscilação se aproxima de 100 metros, ela passa a ter o mesmo tamanho das ondas de rádio (comerciais). Conforme a oscilação aumenta, o tamanho da onda diminui. Ou seja, o espaço percorrido é menor, de tal forma que, ao chegar perto dos nanomilímetros, o elétron libera um fóton e, então, temos a luz visível.


A relação entre a oscilação do elétron e o tamanho da onda é sempre proporcional, ou seja, quanto maior a oscilação, menor o tamanho da onda e vice-versa. A luz visível é encontrada na porção entre o tamanho de 380nm e a frequência de 790 THz e vai até 740nm e a frequência de 405 THz.


Esta porção chamamos de “espectro visível”. No entanto, a luz que chamamos de branca é, na verdade, formada por sete cores que vão do vermelho ao violeta.



Podemos verificar, com o famoso exemplo da decomposição da luz branca descoberta por Isaac Newton, que ao utilizar a luz e a ajuda de um prisma (triângulo sólido de vidro), a luz do sol se decompôs e refletiu as sete cores, igual ao arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e violeta.


As câmeras RGB e o mapeamento aéreo com drones


O sensor RGB é um tipo de câmera convencional e muito utilizado na área de topografia, exercendo função em vários nichos da engenharia, como agricultura, construção civil, mineração e etc.

Com este sensor, você consegue obter dados quantitativos do terreno, ou seja, gerar a topografia da área e com isso extrair coordenadas geográficas, distâncias, áreas, perímetros, dentre outros.


O uso da fotogrametria na obtenção de resultados


A fotogrametria é a arte de obter informações usando a tecnologia para captá-las através do registro, medição e interpretação das imagens. É com a fotogrametria que se organizam os dados quantitativos para a construção de mapas e cartas topográficas, por exemplo.


A utilização da fotogrametria passou a ser realizada através de imagens obtidas por drones. As imagens são capturadas e digitalizadas, e as orientações e medições começam a ser feitas a partir de softwares ou estações fotogramétricas.


Os drones são equipamentos modernos e compactos que possuem alta tecnologia, design prático e custo acessível para quem os opera. Além disso, podem integrar diversos sensores com receptores GPS que permitem que os usuários guiem a aeronave através de uma GroundStation.


A utilização da fotogrametria ainda traz uma série de vantagens:

  • Não é preciso tocar o objeto a ser medido;

  • Aquisição de dados de forma rápida;

  • Grande armazenamento de informações quantitativas, semânticas e geométricas;

  • Medição de movimentos e deformações;

  • Aumento da precisão de acordo com a necessidade do projeto.

  • Registro fotográfico da área mapeada


Todas estas vantagens podem ser aplicadas de diversas formas, como no mapeamento, ortofoto, geração de Modelos Digitais de Terreno, Superfície e Elevação, planejamento de superfícies, identificação de objetos presentes na superfície física, automação de processos industriais, projetos de estradas, arqueologia, realidade aumentada e robótica.


Conheça a NVM 24 MP


A NVM 24 MP é a câmera RGB desenvolvida aqui, na Nuvem UAV. Uma câmera que utiliza como base um sensor Sony, e que foi desenvolvida para ser uma câmera de alta resolução, com funcionamento automático e ao mesmo tempo compacta, o que aumenta a autonomia do drone.



Com sensor de 24.3 MP reais, ela é uma câmera semiprofissional do tipo mirrorless, pesando apenas 106 g sem a lente.


A NVM 24 MP é plug and play. Basta encaixá-la no gimbal do Spectral 2, fazer o upload da missão e iniciar seu voo.


A lente padrão que acompanha a câmera RGB é de 25mm com foco fixo, este focal foi calculado especificamente para mapeamento, pois apresenta uma distorção radial (distorção de imagem nas bordas) muito pequena, apresentando qualidade e nitidez de imagem excepcional.



Solicite o orçamento da sua câmera RGB



Aumente a produtividade do seu trabalho! Nos envie uma mensagem e tenha a solução completa Nuvem UAV (drone + sensor RGB + software de processamento + hardware de processamento). Faça seu orçamento no link abaixo:



268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page