top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Mapeamento com drone: qual equipamento usar?

Na hora de escolher seu drone para mapeamento, existem alguns critérios a serem considerados para saber qual equipamento usar para que suas necessidades, por meio dele, sejam completamente supridas. As características das áreas a serem mapeadas e aplicações como meio ambiente, mineração, engenharia, agricultura, mercado industrial ou imobiliário, entre outros, determinam qual modelo de drone é o adequado.


O primeiro fator a ser levado em conta na hora de verificar qual drone se encaixa no que você precisa é o tamanho da área a ser mapeada. Áreas voltadas para a agricultura tendem a ser mais extensas, o que acaba pedindo um drone com maior autonomia, principalmente se o tempo de conclusão para o mapeamento precisar ser mais breve para atender prazos, por exemplo. Utilizar um drone para mapeamento com menor autonomia em grandes áreas exigirá mais viagens e, assim, mais tempo para conclusão do produto.


A autonomia se refere à bateria e ao tempo em que o drone consegue se manter em operação. Sendo assim, quanto maior esse tempo, maior a capacidade de cobrir áreas extensas sem a necessidade de outras operações. Considerando que a autonomia do drone é relevante na escolha do modelo mais adequado para determinadas aplicações, a velocidade em que ele opera se torna um ponto a ser avaliado também para obter voos mais ágeis, garantindo uma coleta com precisão em menor tempo.


Junto à extensão, o tipo de relevo da área a ser mapeada também é importante, pois influi na decolagem e no pouso. Drones de asas fixas precisam de maior espaço para pouso e decolagem, já os de asas rotativas, por pousarem na vertical, não necessitam de grandes espaços, o que faz com que sejam mais indicados para áreas montanhosas, com muita vegetação ou com pouco espaço para pouso e decolagem.


Sensores do drone


A qualidade das imagens coletadas pelo sensor do drone garante clareza nos objetos apresentados no mapeamento, por isso é de extrema importância considerar a capacidade do sensor do drone e quais outros tipos são compatíveis com ele. Existem diversos tipos de sensores, que coletam diferentes tipos de imagens, e os mais comuns são câmeras (20, 24, 36 e 42 MP) e NIR (20 e 24 MP).


Não é qualquer drone ou VANT que comporta todos os sensores necessários para seu negócio. Essa possibilidade é normalmente encontrada em aeronaves de asas fixas.


Um sensor de má qualidade pode comprometer o mapeamento, fazendo com que as imagens fiquem distorcidas. Um componente importante de ser analisado, por exemplo, é a lente da câmera. Uma lente de foco fixo apresenta uma qualidade muito superior a uma lente de zoom variável.


O último ponto a ser analisado é o poder aquisitivo disponível para investir em seu drone. Depois de analisar todas as suas necessidades e descobrir, entre tantos modelos, o mais adequado para seu negócio, ainda terá o fator “preço” para te ajudar a decidir. Leve em consideração o fabricante e converse com quem já trabalha com determinadas marcas e modelos que você tem interesse em adquirir para conhecer melhor a qualidade e o suporte que a empresa oferece no pós-compra.


VANTs Nuvem UAV


A Nuvem UAV possui dois modelos de VANT: o Batmap, que possui asas fixas; e o Spectral, de asas rotativas.


O Batmap I possui autonomia de 90 minutos, garantindo maior cobertura, podendo mapear até 4.200 hectares em apenas um voo, e apresenta pouso de barriga. O Batmap II conta com autonomia de 150 minutos, com uma das maiores capacidades de mapeamento do mundo em sua categoria (< 4 kg), podendo mapear até 9.340 hectares. Seu pouso é executado com paraquedas, oferecendo segurança ao equipamento.


O Batmap II oferece precisão sem pontos de controle, com PPK (correção RTK pós-processada) e acompanha em seu kit uma base GPS L1 responsável por corrigir as coordenadas do GPS embarcado na aeronave logo após o voo.


Ambos Batmaps possuem câmera RGB de 24.3 megapixel (Sony A6000), que garante imagens nítidas, sem distorções mesmo em condições de ventos. Operam com teto de 3.500 m (ASL) e possuem estrutura em fibra de carbono e EPO, um material leve e resistente a impactos.


Já  o Spectral, desenvolvido para ser prático, possui frame dobrável para facilitar o transporte e conta com todos os itens necessários para a operação em sua HardCase.


Quebrando todos os paradigmas, esse drone é capaz de voar durante 60 minutos (em condições reais) carregando um sensor multiespectral, quase 4x mais tempo de voo do que os drones convencionais.


Um drone para agricultura é considerado uma ótima opção quando seu tempo de autonomia é de uma hora ou mais, com manuseio e transporte simples e descomplicados.  Para aqueles que preferem um modelo mais leve e compacto, o drone Spectral é uma excelente opção.


Seja qual for o drone para mapeamento escolhido, com a Nuvem UAV você conta com um suporte personalizado eficiente. Conheça mais benefícios e entre em contato.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page