top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Levantamento topográfico de baixo custo: uso de drones

O levantamento topográfico possui o objetivo de mapear um terreno. Esse tipo de serviço de topografia gera dados precisos para serem usados, mais para frente, em representações gráficas, perfis, plantas, características do terreno e é feito de diversas maneiras: desde manualmente, com uma equipe qualificada, levando um tempo maior para percorrer todo o terreno, até o uso de equipamentos tecnológicos como drones, que diminuem o custo de toda a operação.


A escolha da ferramenta para levantamento topográfico depende de quais informações são necessárias extrair. Alguns órgãos do governo exigem que projetos de construção tenham levantamentos topográficos em seu processo. Se você deseja uma metodologia que economiza tempo e dinheiro, os drones são uma alternativa que devem ser consideradas.


Levantamento topográfico com drone


Os drones são aeronaves também conhecidas como VANT (veículo aéreo não tripulado). Voam de 1 a 3 horas, são controlados por controle remoto e realizam serviço de topografia a partir de uma câmera de alto desempenho embutida para captação de imagens aéreas para  gerar informações do terreno.


O uso de drone para mapeamento serve para registrar e analisar diversas obras como minerações, plantações, estradas, etc. O levantamento planialtimétrico é a união dos levantamentos planimétrico e altimétrico, que consiste nas projeções horizontais e diferenças de alturas do relevo, muito usado em estudos geológicos, trabalho em agricultura e outros.


O drone para topografia auxilia o mapeamento de áreas de difícil acesso, sendo elas regiões em que é inviável analisar manualmente. Com os serviços topográficos, as imagens captadas pelo drone são detalhadas e ajudam a criar um banco de dados para o presente e o futuro da obra.


A diferença entre levantamento topográfico com drone e tradicional


Apesar de serem dois tipos de topografia, como todo avanço tecnológico, um equipamento mais elaborado possui vantagens a mais que podem significar redução de custos e economia de tempo de serviço.


Quando comparamos a topografia tradicional com a topografia realizada com drones, vemos que o grau de confiabilidade técnica continua o mesmo. Os dois métodos são válidos. Para escolher um deles, é necessário levar em consideração o tamanho da precisão necessária, dinheiro investido e o prazo estipulado.


Usar um drone para mapeamento reduz custos e dinheiro. Uma pessoa apenas pode levantar o voo e acompanhar o mapeamento do terreno durante todas as horas da topografia.


Ela só precisa se responsabilizar em montar o equipamento, levar o voo e acompanhar o mapeamento. Por isso, não há necessidade de contratar uma equipe que faça o trabalho manualmente. Isso reduz o custo com assistentes, bem como suas hospedagens, horas extras e alimentações.


Além de economizar tempo e dinheiro, um drone para topografia aumenta a capacidade de produção mediante a autonomia de até 3 horas de voo, com uma câmera de alta resolução. Por ser fácil de entrar em lugares de difícil acesso, o drone pode cobrir uma área extensa em um curto período, trazendo maior custo-benefício.  Na topografia normal, um trabalho pode levar dias e até meses, dependendo da área escolhida para mapeamento.


Sobre as imagens capturadas, as dos drones possuem maior detalhamento. Os pontos coletados da topografia normal só aparecem quando cada ponto estiver ocupado individualmente.


No levantamento topográfico com drones, a superfície é detalhada com informações precisas, uma vez que as medições são mais dinâmicas e rápidas. Consequentemente, as fotografias permitem o tratamento do Modelo Digital de Superfície que permite a obtenção do Modelo Digital do Terreno. Desse modo, é possível entregar imagens georreferenciadas de alta qualidade.


Onde encontrar drone para levantamento topográfico


A Nuvem UAV é especialista em oferecer a tecnologia que resolve os seus problemas. Se você procura o melhor custo-benefício para obter levantamento topográfico da sua estrutura, o nosso site tira todas as suas dúvidas sobre qual o drone para georreferenciamento que melhor se adequa às suas necessidades.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page