top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Levantamento topográfico com drone: benefícios

Grandes áreas, sejam elas de plantação, construção ou mineração, levam algum tempo para serem mapeadas. Nesse mapeamento, uma equipe é designada para o levantamento topográfico, que exige tempo de mais de um dia e esforço manual para coletar pontos do terreno completo. Um drone para topografia ajuda a economizar dinheiro e horas de serviço, além de entregar resultados eficientes com imagens precisas em um curto período.


Levantamento topográfico com drone


As aeronaves chamadas drones também são conhecidas como VANT (veículo aéreo não tripulado). São controlados por controle remoto e os que realizam serviços topográficos possuem câmera embutida para captação de imagens aéreas a fim de gerar dados topográficos. Esse processo é rápido e as fotografias são detalhadas, excelente pra quem quer economizar recursos, diária de trabalho e tempo.


O drone auxilia em agricultura, ferrovias, estradas, mineração, construções e tudo que precisa ser acompanhado e analisado. Um exemplo é a agricultura, que precisa de informações precisas no pré-plantio, plantio e na colheita, inclusive sobre pragas. O drone é capaz de ajudar a identificar infestações que prejudicam a plantação.


As medições são rápidas, dinâmicas e as imagens permitem o tratamento do Modelo Digital de Superfície que permite a obtenção do Modelo Digital do Terreno. Assim, você entrega fotografias georreferenciadas de qualidade, com níveis alto de detalhes e produtividade.


Vantagens do drone para mapeamento


A coleta de informações do terreno pelos drones revolucionaram o levantamento planialtimétrico. Essa evolução tecnológica diminuiu os custos e aumentou as facilidades na operação e na logística. Antigamente o serviço de topografia era oferecido por empresas de mapeamento aéreo que possuíam aviões, sensores caros, pilotos, aluguel de hangar, bem alto custo com a manutenção.


Operação com apenas um homem: é possível fazer todo o mapeamento com drone com uma só pessoa que monte o equipamento e acompanhe o voo.


Imagens mais detalhadas: os pontos coletados no terreno para levantamento topográfico na topografia normal só acontecem se cada ponto estiver ocupado. Já na topografia com drone é possível detalhar muito mais terreno em um voo.


É mais produtivo: o drone possui autonomia em horas de voo, câmera com resolução alta, consegue cobrir uma grande área.


Economia de dinheiro e tempo: com a necessidade de apenas uma pessoa para levantar o voo do drone, há a redução de custos com equipe, hospedagem, translado, alimentação e várias outras coisas.


Regulamento para mapeamento com drone


Por serem considerados aeronaves, os drones precisam de regulamentação para levantar voo. No Brasil, o órgão responsável é o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Para que haja voos de drones é necessário a autorização do Ministério da Defesa e as regulamentações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Os voos englobam os mapeamentos aéreos, medições, computação e registro e análise de dados com sensores.


Melhor drone para agricultura


A agricultura de precisão é a prática de estabelecer melhores condições à agricultura através da geoestatística e da análise de dados dos terrenos. Os drones auxiliam desde o planejamento até o fim da colheita e conseguem entregar um resultado rápido por um preço barato. Os drones possuem um sensor que entregam mapas como o mapa de biomassa que informa sobre infestação de pragas, plantas daninhas, modelos digitais de elevação, dentre outros.


O Batmap tem 3horas  de autonomia de voo, lente foco fixo 16mm, Câmera de 24.3 megapixels (Sony A6000), pouso de paraquedas, assistência técnica especializada, correção PPK. É um dos VANTs elétricos com maior capacidade de mapeamento do mundo em sua categoria.


O Spectral têm 60m de autonomia de voo, frame dobrável para facilitar o transporte, GPS PPK. Ele é compatível com sensores Micasene RedEge, Parrot SEQUOIA e Sony RX0 RGB.

Esses modelos de drone para georreferenciamento você encontra no site da Nuvem UAV. Nossa missão é levar soluções modernas a quem precisa.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page