top of page
  • Foto do escritorNuvem UAV

Agisoft Metashape: conheça o software mais popular do mundo para processamento de imagens

Os drones de mapeamento têm otimizado cada vez mais o trabalho de seus operadores. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que o drone não é o fim, é apenas um meio.


Eles são uma ferramenta que carregam um sensor e trabalham baseados em uma rota pré-programada. Durante o voo, coletam informações, mais especificamente imagens com os pontos e coordenadas geográficas da área escolhida.


O resultado final obtido são imagens da área unidas às informações geográficas que foram coletadas (Latitude, Altitude e Longitude).


É necessário utilizar um software específico para transformar as imagens e suas coordenadas em um mapa (ortofoto georreferenciado).


É neste momento que usamos o Agisoft Metashape e todas as suas funcionalidades no processamento de imagens que, além de facilitar projetos, agrega muito valor com sua tecnologia excepcional.


O que é o Agisoft Metashape?


O Metashape é um software que realiza o processamento das imagens feitas pela câmera e das coordenadas geográficas de onde essas imagens foram obtidas. De modo prático, ele junta essas duas informações e faz o processamento utilizando técnicas de fotogrametria e inteligência artificial, as transformando nos mapas que conhecemos.


Essas informações podem ser usadas nos sistemas de geoprocessamento, documentação e computação gráfica. Dessa maneira, sua tecnologia de ponta auxilia na otimização de processos e complementa a produtividade do trabalho realizado com o drone.


Conhecendo as funcionalidades do Metashape


O Agisoft Metashape trabalha com pontos homólogos (objetos no seu mapa que aparecem em mais de uma imagem e em diferentes pontos de vista) na hora de realizar a junção das imagens.


Um exemplo prático desse procedimento acontece quando pegamos as imagens feitas pelo drone e notamos um mesmo objeto fotografado em diferentes ângulos.


O Metashape alinha todas as imagens que contém este objeto, fazendo isso milhões de vezes por foto, montando um mapa (imagem única) formado por todas as fotos do seu mapeamento e processando as coordenadas geográficas a fim de distribuí-las para cada pixel.


Como primeiro resultado do processamento, você tem um mapa georreferenciado onde será possível realizar a medição de qualquer área, limite ou objeto.


Crie projetos tridimensionais


Depois de gerar os produtos em duas dimensões (2D), você também pode gerar modelos em três dimensões (3D) altamente realistas e ricos em detalhes, como os Modelos Digitais de Elevação (DEM), Terreno (MDT) e Superfície (MDS).


Dessa forma, além de extrair informações em duas dimensões, também é possível realizar medições e cálculos em três dimensões, como o cálculo de volume de uma pilha de minério ou o volume negativo de um buraco, por exemplo.



Versátil, o Agisoft Metashape pode ser aplicado em diversas áreas


As principais áreas de aplicação do software são: arqueologia, arquitetura, agricultura, construção, mineração e topografia.


Na agricultura, por exemplo, o software permite o processamento e a geração de dados a partir das imagens captadas pelos sensores RGB e multiespectrais.


O passo a passo é simples: depois de voar com seu Spectral2, basta pegar o cartão de memória do sensor, inserir as imagens no Metashape e inserir também o LOG gerado pelo drone. Lembrando que, todas as aeronaves Nuvem UAV possuem LOGs compatíveis com o software.


O Agisoft Metashape fornece dados para a Agricultura de Precisão (AP), com facilidade e precisão nas informações é possível gerar os principais índices de vegetação (quando coletado com sensores multiespectrais), como NDVI e NDRE, para que seja avaliada:

  • Saúde da vegetação;

  • Presença de ervas daninhas;

  • Acompanhar o crescimento e desenvolvimento da safra;

  • Realizar a estimativa da produtividade e muito mais.

Tenha um leque de possibilidades à sua disposição


Ainda sobre suas aplicações, na construção, você consegue criar modelos 3D foto-realistas ricos em detalhes, cálculos de DMTs e orto-mosaicos em alta resolução.


Já para quem trabalha com topografia, como o processamento é feito no seu computador, é possível processar projetos grandes sem a necessidade de enviar as imagens pela internet.


No setor de mineração, você detecta automaticamente objetivos não codificados e rastreia mudanças de volume, estudos glaciais e erosões no solo.


E, na arqueologia, você pode usar qualquer câmera digital menos robusta.



Tenha a Solução completa com a Nuvem UAV


Como o software é complementar às aeronaves fabricadas e vendidas por nós, da Nuvem UAV, somos representantes oficiais do Agisoft Metashape e você pode adquirir o software junto com sua aeronave. Para adquirir sua licença, basta entrar em contato conosco clicando no botão abaixo:



Conheça também o computador de processamento da Nuvem UAV


É preciso ressaltar também que, para aproveitar todo o seu potencial, é importante que você utilize um computador robusto e com bom processamento gráfico.


Quanto maior o número de imagens processadas, maior será o tempo de processamento. Por isso é importante selecionar um hardware compatível com o tamanho dos seus projetos.


Pensando na otimização do seu tempo, a Nuvem UAV oferece também uma solução de hardware robusta, compacta, configurada e otimizada para o processamento de dados de grandes áreas.

Faça uma cotação completa conosco (drone + software + hardware de processamento), nos envie uma mensagem no link abaixo:




337 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page